Qual o Mais Produtivo – Persona ou Público-Alvo

Sua empresa com certeza já ouviu falar bastante de público alvo. O público que sua empresa quer atingir dá um gás no seu negócio, mas, já pensou que você não está usando todo o potencial da marca na hora de se comunicar? Você sabe do novo termo, Persona?

O velho: Público alvo X O novo: Persona

Quando falamos de público alvo, pensamos em classe econômica, idade, sexo e região onde vive, alguns até vão além e usam dados de consumo. Isso não é interessante, esse Marketing veio dos meios de comunicação tradicionais, como jornal, rádio e tv. Algo assim era útil no século XX até no começo do século XXI, mas, com o surgimento e evolução da internet, tudo mudou.

Quando falamos de Persona, estamos abordando um consumidor real, muito além dos dados padronizados do público alvo, a Persona é uma pessoa com ideias, nome, rosto, gostos e rotinas.

A Persona é feita com base na reunião de dados de engajamento dos usuários que visitam seu site e redes sociais. Com base em testes e adaptações nos conteúdos que a marca coloca, conseguimos ver qual é a nossa Persona, assim criando conteúdo que impactam diretamente o nosso cliente.

Exemplo de Persona

A Persona pode se chamar Júlio Mesquita, 23 anos, último ano do curso de Arquitetura, gosta de esportes radicais, sonha em se tornar professor universitário, mora com os pais, namora há 2 anos, ganha R$ 1100,00 no seu estágio, etc. Isso é só um dos vários exemplos de Persona, tudo vai depender do que pode ser aproveitado das métricas analisadas.

Afinal, qual é o mais produtivo, Público alvo ou Persona?

Levando tudo isso em conta, Persona é muito mais produtivo, pois otimiza demais os resultados de engajamento. A comunicação da sua empresa tem de usar a Persona como porta voz, assim gerando identificação. Essa segmentação é tão importante, que é um dos pontos vitais do Funil de Marketing, pois com a abordagem da Persona, aliado com o conteúdo certo e na hora certa, faz o consumidor seguir sua jornada de convencimento de compra.

Um dos exemplos de Persona é a Magalu, Persona do Magazine Luiza. Sucesso nas redes sociais, é um chatbot que acabou incorporando a Persona, gerando bastante interação com a marca.

Posso ter mais de uma Persona?

Com certeza, mas não vale exagerar, Personas demais dispersam o usuário.

Normalmente, uma marca possui duas personas, cada uma com objetivo diferente, o Buyer Persona e o Brand Persona. Enquanto o Buyer Persona é focado no que o cliente pode comprar, o Brand Persona foca no que o cliente pode pensar da marca. De qualquer forma, esses dois tipos de Personas são baseados em análise de métricas.

Com isso, nós da Tailor Made MKT vamos te ajudar a conseguir o melhor resultado com o uso de Persona, basta entrar em contato com nossa equipe especializada de Marketing Digital pelo telefone (13) 3394-1995, ou pelo e-mail, contato@tailormade.com.br

Categorias: Inbound Marketing

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